quinta-feira, 27 de março de 2008

Across The Universe - Psicodelia a la Anos 60!




Pronto, começou a maratona. Eu, que sempre amei cinema, mas nunca fui uma freqüentadora assídua... Bom, a primeira experiência: gripada ao extremo e o ar condicionado do Metrópoles resolveu funcionar. Milagre. Se normalmente eu sentia calor na singela salinha de projeção da Ufes, nesse dia eu congelei. Adivinha? Fiquei com febre. Não dormi à noite, depois disso. Ok, tudo em nome da arte.

Agora, ao filme: O tema é a juventude norte-americana dos anos 60 e sua relação com a sociedade da época, as guerras, a rebeldia. Os personagens centrais são Jude, um jovem inglês que foge da recessão pré-movimento punk inglês para os EUA atrás do pai, um ex-soldado da guerra, que não o conhecia. Lucy, que se envolve com Jude, tipica e simpática menina burguesa americana, de familia extermamente cristã e seu irmão, o porra-louca Max.

Além dos Estados Unidos, algumas cenas se passam na Inglaterra, terra natal de Jude. Com uma exuberância incrível de cores e efeitos visuais. A trilha sonora, um verdadeiro túnel do tempo. Senhoras e senhores, com vocês: Beatles! A proposta do longa é um musical psicodélico, mas com diálogos, início, meio, fim, essas coisas de filme. Não se espantem, vocês não vão se deparar com uma versão "Evita" de óculos redondos, sexo, drogas e rock´n´roll. Alguém se lembra daqueles clássicos da Disney, superproduções caprichadas na trilha sonora, em que a mocinha começa a cantarolar e interagir com os outro personagens, parecendo um videoclip? Então, quase isso. As versões são gravadas especialmente para o filme e a interpretação é dos próprios atores.

Uma tiazona atrás de mim, por sinal, sabia cantar tooodas as músicas. E fazia questão de cantá-las.

O início do filme eu particularmente achei meio monótona, um pouco confusa. Na verdade são histórias que começam independentes em si e vão se entrelaçando conforme o desenvolvimento da trama. Não é um recurso novo, mas um bom recurso para brincar com a atenção do espectador. Com o desenrolar das histórias, é possível identificar personagens que surgiram no início aparentemente sem contexto e passam a interagir com o elenco.

Um aspecto positivo é a forma como o diretor soube lidar com a questão da sexualidade e uso de drogas, impossível de se ignorar num roteiro como esse. O final é clichê, um tanto água-com-açúcar. Mas o que seria do cinema e dos romances sem os clichês?? Ok, palmas para Across The Universe.

Ficha Técnica:

Across The Universe (Across The Universe, 2006)

Gênero: Drama - Musical - Romance
Duração: 131 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 03 de Novembro de 2006
Estréia - Reino Unido: 28 de Setembro de 2007
Estréia - Brasil: 07 de Dezembro de 2007
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais
Produção: Matthew Gross, Jennifer Todd, Suzanne Todd
Última Atualização: 13 de Novembro de 2007

Elenco Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio, Spencer Liff, Angela Mounsey, Robert Clohessy, Curtis Holbrook


Nenhum comentário: